Está instalado um braço de ferro entre moradores do bairro de Mutauanha e a direcção da fábrica de bolachas do grupo Sumeya. Lda, em Nampula. Em causa está o rompimento do sistema de drenagem para evacuação de resíduos químicos provenientes daquela fábrica de alimentos.
Falando à nossa reportagem, alguns residentes afirmaram que o problema arrasta-se há bastante tempo e que têm resultado infrutíferas as suas reclamações, empreendidas junto da direcção daquela empresa, no sentido de resolver a situação.
Por seu turno, o administrador da referida fábrica, Mohamede Rafique, considerou legítimas as reclamações dos moradores e prometeu envidar esforços para colmatar a situação.
Revelou, inclusive, que decorrem, neste momento, os estudos de viabilidade para a reabilitação do sistema de drenagem que se encontra danificado e que tem já assegurado os serviços de um técnico nacional para o efeito, prevendo que até Setembro os trabalhos fiquem concluídos.
Mohamede Rafique acrescentou que a sua empresa teve, recentemente, um reunião com a comunidade da zona, incluindo os respectivos líderes, a quem pediu para exercerem uma rigorosa vigilância sobre o material que será usado na reposição do sistema de drenagem, que foi adquirido a um valor bastante elevado.
Entretanto, observou que a saúde pública nunca esteve ameaçada devido ao facto de não serem tóxicos os resíduos químicos provenientes daquela unidade fabril especializada na produção de géneros alimentícios.