Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Síria trocará prisioneiros civis por iranianos detidos com rebeldes

O governo sírio irá libertar 2.130 prisioneiros civis, Quarta-feira (9), em troca da libertação de 48 iranianos que estão cativos com rebeldes sírios, informou um membro do conselho da agência de ajuda humanitária turca IHH.

A brigada de rebeldes sírios al-Baraa prendeu os iranianos no início de Agosto e inicialmente ameaçou matá-los. “A maioria dos prisioneiros que serão trocados pelos iranianos são cidadãos sírios, e há alguns turcos também”, disse o membro do conselho da IHH Osman Atalay à Reuters.

Cidadãos de outros países também estavam entre os liberados pelo governo sírio, afirmou ele. O chefe da agência humanitária, Bulent Yildirim, que está em Damasco para ajudar a coordenar o acordo, disse que a troca de prisioneiros já havia começado, segundo Atalay.

Não houve confirmação do governo sírio. A agência de notícias estatal turca Anatolian disse que o acordo foi mediado por Turquia e Catar. Os rebeldes afirmam que os prisioneiros eram Guardas Revolucionários enviados pelo Irão para ajudar as forças do presidente sírio Bashar al-Assad a oprimir a revolta.

O Irão, um dos aliados mais próximos de Assad, disse que eles eram peregrinos que visitavam templos muçulmanos xiitas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!