Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Síria trocará prisioneiros civis por iranianos detidos com rebeldes

O governo sírio irá libertar 2.130 prisioneiros civis, Quarta-feira (9), em troca da libertação de 48 iranianos que estão cativos com rebeldes sírios, informou um membro do conselho da agência de ajuda humanitária turca IHH.

A brigada de rebeldes sírios al-Baraa prendeu os iranianos no início de Agosto e inicialmente ameaçou matá-los. “A maioria dos prisioneiros que serão trocados pelos iranianos são cidadãos sírios, e há alguns turcos também”, disse o membro do conselho da IHH Osman Atalay à Reuters.

Cidadãos de outros países também estavam entre os liberados pelo governo sírio, afirmou ele. O chefe da agência humanitária, Bulent Yildirim, que está em Damasco para ajudar a coordenar o acordo, disse que a troca de prisioneiros já havia começado, segundo Atalay.

Não houve confirmação do governo sírio. A agência de notícias estatal turca Anatolian disse que o acordo foi mediado por Turquia e Catar. Os rebeldes afirmam que os prisioneiros eram Guardas Revolucionários enviados pelo Irão para ajudar as forças do presidente sírio Bashar al-Assad a oprimir a revolta.

O Irão, um dos aliados mais próximos de Assad, disse que eles eram peregrinos que visitavam templos muçulmanos xiitas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!