Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Síria removeu 100% das armas químicas declaradas, confirma Opaq

A Síria entregou as 100 toneladas de materiais tóxicos remanescentes que havia declarado à agência reguladora global, abrindo caminho para a destruição da quantidade no mar, disse a chefe da equipe internacional de inspetores encarregada de supervisionar a operação de remoção.

Os produtos químicos, cerca de 8 por cento do total de 1.300 toneladas relatadas à Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), estavam armazenados num local que o governo do presidente Bashar al-Assad dissera anteriormente estar inacessível devido aos combates com os rebeldes.

“Hoje a missão conjunta confirma a remoção de 100 por cento das armas químicas declaradas”, afirmou Sigrid Kaag, directora da equipe conjunta de especialistas da Opaq. “É um dia crítico.

É um marco no programa de eliminação total das armas químicas da Síria”, disse Sigrid, acrescentando esperar que dentro de três meses comece o trabalho de destruição de 12 instalações produtoras e túneis ligados ao programa sírio de armas químicas.

Os comentários dela endossaram declarações dadas mais cedo por fontes da Reuters em Haia. A situação da segurança na região melhorou e os recipientes de produtos químicos já foram transportados por camiões até o porto de Latakia, disseram as fontes.

Os produtos químicos serão tirados do porto sírio de Latakia e transferidos para um navio de carga dos Estados Unidos, o Cape Ray.

O processo de neutralização dos materiais vai levar semanas, e a Síria vai perder o prazo de 30 de junho para eliminar completamente o seu programa de armas químicas, dizem as autoridades. A TV estatal síria confirmou que o último carregamento de materiais químicos havia sido levado para fora do país.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!