Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Síria diz ter abatido dois dos três caças capturados pelo Estado Islâmico

A força aérea da Síria destruiu dois caças operados por militantes do Estado Islâmico no norte do país, informou o ministro da Informação, Omran Zoabi, em comentários publicados pela agência estatal de notícias síria Sana no final da terça-feira (21).

Na sexta-feira, um grupo de monitoria do conflito sírio afirmou que os pilotos iraquianos treinados na época do ex-presidente Saddam Hussein uniram-se ao Estado Islâmico e vêm realizando voos de treinamento em três caças capturados numa base aérea na província de Aleppo.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, sediado em Londres, disse que o Estado Islâmico, que ocupou vastas porções de território na Síria e no Iraque, tem praticado com os jactos sobre o aeroporto militar de Al-Jarrah, a leste de Aleppo.

Zoabi declarou que a força aérea síria está a procura do terceiro avião de combate, mas que destruiu dois deles, a primeira vez que Damasco admite que os militantes radicais sunitas estão a pilotar as aeronaves. “Em relação… aos terroristas controlando três caças na base militar de Al-Jarrah, em Aleppo, há três aeronaves antigas que os terroristas andaram a testar, por isso o Exército Árabe Sírio destruiu duas delas na pista enquanto pousavam.”

“Isto não nos preocupa, e as aeronaves não podem ser usadas”, afirmou, referindo-se à capacidade militar do grupo. A Reuters não pôde verificar o relato de que o Estado Islâmico estava a utilizar caças na Síria ou a sua destruição. Na sexta-feira, o Comando Central dos Estados Unidos disse não estar ciente de que a facção estivesse a pilotar os aviões em território sírio.

As forças lideradas pelos EUA estão a bombardear bases dos militantes na Síria e no Iraque. O grupo vem usando frequentemente armamentos capturados dos exércitos sírio e iraquiano e ocupou várias bases militares. No sábado, os apoiantes do Estado Islâmico divulgaram um vídeo mostrando um caça a voar em baixa altitude que eles dizem ser um dos aviões usados pela facção.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!