O Movimento Democrático de Moçambique considera que, apesar da derrota do seu candidato, os resultados obtidos na cidade da Matola são histórica pois nunca na história um partido da oposição logrou atingir aquele número de votos.
Segundo Silvério Ronguana, candidato vencido, “o Movimento Democrático de Moçambique esteve bem nas eleições, eu é que falhei. Assumo a derrota. Não existem vitórias morais”.
Questionado pelo @Verdade sobre as razões que estiveram por detrás da sua derrota, Ronguana, para além de dizer que sentia triste, considerou que “estas eleições foram programadas para o MDM não ganhar, no último dia da campanha fomos impedidos de fazer um comício, na votação houve viciação dos resultados. Portanto as eleições não foram justas nem transparentes”.
Num outro desenvolvimento, Silvério Ronguana avançou que há factores que devem ser atribuídos ao próprio partido. “Houve insuficiência logística. Nalgumas mesas não tínhamos delegados para fiscalizar o processo. Agora é hora de definir estratégias para as próximas eleições, que terão lugar dentro 11 meses”.
No fim, Ronguana foi peremptório ao afirmar que “perdemos mas os resultados dão-nos força para acreditar que podemos. O povo está connosco”.