A polícia sérvia prendeu 79 pessoas, incluindo um ex-ministro, acusadas de corrupção, abuso de autoridade, lavagem de dinheiro e crime financeiro, informou o ministro do Interior neste sábado.
A operação deste sábado marca a maior investigação contra a corrupção no país em décadas e diz respeito a denúncias de contravenções que remontam a 2004, disse Nebojsa Stefanovic.
Vários executivos de companhias estatais, dois funcionários do Ministério do Interior e diversos presidentes de municípios estavam entre as pessoas detidas, que são acusadas de ter desviado 7,8 biliões de dinares (cerca de 70 milhões de dólares norte-americanos), disse ele numa colectiva de imprensa.
As autoridades sérvias, que em 14 de Dezembro iniciaram conversas para se integrar à União Europeia, trabalham para extirpar um legado de corrupção e crime organizado que se instalou durante as guerras jugoslavas, nos anos 1990.
O ex-ministro preso foi Slobodan Milosavljevic, do oposicionista Partido Democrático, que ocupou a pasta de Agricultura, Silvicultura e Gestão Hídrica de maio de 2007 a Julho de 2008, disse Stefanovic.