Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Será instalado “Software” de contagem de votos

Segundo anunciou Mario Ernesto, director da organização de processos eleitorais do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), o “software” de contagem de votos, aprovado recentemente pelos orgãos eleitorais do pais, será instalado, até amanhã, em todas as Comissões Provinciais de Eleições. O uso deste “software”, que é antecedido de uma capacitação dos respectivos operadores, será circunscrito entre as províncias e os orgãos centrais, porquanto nos distritos a contagem continuará a processar-se manualmente.

A fonte observou que, nas províncias, os dados provenientes dos distritos serão apurados manualmente e, em seguida, sistematizados electronicamente para a detecção de eventuais erros. Mário Ernesto realçou a importância da contagem electrónica na obtenção de resultados mais fiáveis e correctos visto que o sistema rejeita os erros semelhantes aos registados em algumas provincias nas eleições de 2004, em que, por exemplo, os editais apresentavam um número superior de pessoas em relacao ao averbado em determinados cadernos eleitorais. De referir que os resultados definitivos das quartas eleições gerais e primeiras para as Assembleias Provinciais serão divulgados até ao dia 12 de Novembro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!