Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

SELO: Os semáforos de Nacala-Porto – Por Aristides Sana

Saudações, Venho por este meio solicitar ao pessoal responsável pelos espaços editoriais deste matutino, uma oportunidade de me acalmar, de uma situação que me apoquenta e que, antes de ficar internado por motivos de tensão, de tanto guardar isto e mais alguma coisa na minha cachimónia ligeira, a publicação destes meus pensamentos e pontos de vista e, quiçá, livrar-me das dores que isto me causa.

Na cidade de Nacala (município de Nacala-Porto), por sinal onde resido e com ele me identifico, por ser o local do meu ganha pão com o qual sustento a minha larga família que se encontra em moçambique todo, já há semáforos nas principais avenidas e, como não deixaria de ser, servem mesmo para o motivo pelo qual este texto foi criado: CONTROLAR O TRÁFEGO DE VEÍCULOS E PEÕES.

Mas, infelizmente, gente há, tanto automobilistas quanto os peões, que, pouco ou nada sabem sobre o motivo pelo qual aquelas “luzes” de três cores estão colocadas nas estradas. E, como corolário disso, há vezes que, mesmo com o sinal verde (autorizado a passar) automobilistas há que, devem ficar ainda parados como se estivessem inibidos de passar (vermelho), e, quando o querem fazer (passar), de novo, já está no sinal vermelho. Isto por culpa da motorizadas que sempre pensam estar em vantagens nas manobras pelo facto da dimensão daqueles serem menores.

Mas o que mais me desaponta e tira-me o sono diariamente é: SEMÁFOROS versus ESTRADAS.

As estradas da cidade em alusão, não oferecem condições para a boa circulação de veículos motorizados, o que não se justifica que as mesmas estejam com estes sinais de controle de tráfego sem a sua melhoria. Não sou perito em orçamento, e mesmo se fosse, acredito que poderia intender que é mais barato instalar estes sinais de controle de tráfego do que reconstruir uma estrada ou melhorá-la, mas, comparando os dois actos, teria pautado por melhorar as vias de acesso para posteriormente exigir um controle na circulação de veículos. Até este momento, são cerca de 6 (seis) semáforos instalados na cidade municipal, dos quais dois ainda inoperacionais e os restantes, operando com todos os problemas de cortes de energia que a EDM local tem registado. Quem vê em imagens televisas, a espectacular infraestrutura do Aeroporto de Nacala, nada pode imaginar o que vais passar depois de abandonar o avião e estar num transporte terrestre rumo ao local onde vai hospedar ou estar. As estradas na cidade de Nacala não oferecem condições de circulação, nem de peões. Infelizmente, não posso opinar sobre a sua recuperação porque, sou um pacato cidadão.

Por Aristides Sana

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!