Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Seleccionados jovens para Parque da Ciência e Tecnologia

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está a seleccionar jovens que irão trabalhar no Parque da Ciência e Tecnologia ainda em construção em Maluala, província de Maputo, Sul de Moçambique, num investimento inicial de 25 milhões de dólares.

O facto foi anunciado, Sexta-feira, pelo titular da pasta da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, falando a jornalistas em Maluala por ocasião da sua visita de trabalho as obras daquele empreendimento.

Esta visita contou com a presença do Ministro da Educação, Zeferino Martins, e de um grupo de estudantes universitários que recentemente estagiou no Brasil.

“Estamos a trabalhar na selecção dos jovens que irão trabalhar neste parque”, disse Massingue, acrescentando que os jovens em causa serão seleccionados de forma gradual e tendo em conta o seu desempenho académico.

O Ministro disse que, no âmbito desse programa, entre 30 a 50 jovens a serem seleccionados iniciam, em Abril próximo, cursos de formação de até 10 meses sobre a gestão de parques de ciência e tecnologia, aulas que poderão acontecer no país bem como no Brasil, Índia ou Finlândia.

Falando durante o encontro com os estudantes, o Ministro da Educação sublinhou a necessidade de se investir no conhecimento porque, segundo ele, essa é a forma mais ideal de sair da pobreza.

“Não conheço nenhum pais que eliminou a pobreza sem conhecimento”, disse Martins, acrescentando que “com conhecimento, tecnologia e recursos financeiros, nós podemos criar iniciativas empresariais e eliminar a pobreza individual e colectiva”.

Zeferino Martins disse que Moçambique é um país emergente que tem crescido a um ritmo médio de sete por cento nos últimos 10 anos, mas a sua economia é basicamente dependente das exportações de energia e produção agrícola.

Por isso, segundo o Ministro, os moçambicanos devem pensar e implementar novas ideais em outras áreas para garantir um maior crescimento da economia.

E nesse aspecto, destaca-se a importância do Parque da Ciência e Tecnologia, uma vez que, dentre vários, este empreendimento vai contar com infraestruturas e serviços de gestão para o estabelecimento de empresas baseadas no conhecimento, instituições de investigação cientifica e desenvolvimento tecnológico.

O parque de Maluana, o primeiro a ser construído no país, poderá funcionar dentro dentro dos próximos 14 meses.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!