Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Seleccionados jovens para Parque da Ciência e Tecnologia

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está a seleccionar jovens que irão trabalhar no Parque da Ciência e Tecnologia ainda em construção em Maluala, província de Maputo, Sul de Moçambique, num investimento inicial de 25 milhões de dólares.

O facto foi anunciado, Sexta-feira, pelo titular da pasta da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, falando a jornalistas em Maluala por ocasião da sua visita de trabalho as obras daquele empreendimento.

Esta visita contou com a presença do Ministro da Educação, Zeferino Martins, e de um grupo de estudantes universitários que recentemente estagiou no Brasil.

“Estamos a trabalhar na selecção dos jovens que irão trabalhar neste parque”, disse Massingue, acrescentando que os jovens em causa serão seleccionados de forma gradual e tendo em conta o seu desempenho académico.

O Ministro disse que, no âmbito desse programa, entre 30 a 50 jovens a serem seleccionados iniciam, em Abril próximo, cursos de formação de até 10 meses sobre a gestão de parques de ciência e tecnologia, aulas que poderão acontecer no país bem como no Brasil, Índia ou Finlândia.

Falando durante o encontro com os estudantes, o Ministro da Educação sublinhou a necessidade de se investir no conhecimento porque, segundo ele, essa é a forma mais ideal de sair da pobreza.

“Não conheço nenhum pais que eliminou a pobreza sem conhecimento”, disse Martins, acrescentando que “com conhecimento, tecnologia e recursos financeiros, nós podemos criar iniciativas empresariais e eliminar a pobreza individual e colectiva”.

Zeferino Martins disse que Moçambique é um país emergente que tem crescido a um ritmo médio de sete por cento nos últimos 10 anos, mas a sua economia é basicamente dependente das exportações de energia e produção agrícola.

Por isso, segundo o Ministro, os moçambicanos devem pensar e implementar novas ideais em outras áreas para garantir um maior crescimento da economia.

E nesse aspecto, destaca-se a importância do Parque da Ciência e Tecnologia, uma vez que, dentre vários, este empreendimento vai contar com infraestruturas e serviços de gestão para o estabelecimento de empresas baseadas no conhecimento, instituições de investigação cientifica e desenvolvimento tecnológico.

O parque de Maluana, o primeiro a ser construído no país, poderá funcionar dentro dentro dos próximos 14 meses.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!