Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Seis milhões de crianças sofrem de desnutrição crónica na RDC, diz ONU

Mais de seis milhões de crianças menores dos cinco anos de idade sofrem de desnutrição crónica na República Democrática do Congo (RDC) em 2016, declarou quarta-feira última a coordenadora do Grupo de Comunicação da Organização das Nações Unidas (ONU), Florence Marchal.

A RD Congo figura na lista de países com maior número de crianças desnutridas de maneira crónica e esta situação é considerada como uma urgência que merece uma atenção particular de todos os atores no país, revelou Marchal durante uma conferência semanal da ONU em Kinshasa.

A SEU VER, apesar de existir hoje na RD Congo uma política multissetorial de nutrição, o Governo deverá investir quatro vezes mais na nutrição e doadores, do seu lado, deverão duplicar as suas contribuições para este sector.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) ajuda o Governo congolês a posicionar a nutrição como ponto central no desenvolvimento e fazer com que as intervenções se concentrem nos grupos mais vulneráveis fazendo assim recuar este flagelo no país.

Segundo Marchal, a desnutrição tem múltiplas consequências, nomeadamente o aumento do risco de falecimento para menores dos cinco anos de idade, a redução drástica da sua capacidade cognitiva e da aprendizagem, a redução de produtividade da população e a persistência do ciclo intergeracional deste mal e de pobreza.

Também afecta a criança do ponto de vista individual sendo as suas sequelas irreversíveis, alertou.

Um petiz desnutrido durante osprimeiros mil dias da sua vida nunca poderá desenvolver toda a sua potencialidade e a desnutrição crónica pode causar uma diminuição do Produto Interno Bruto (PIB) anual de três para oito porcento.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!