As seis primeiras equipas classificadas em África em Junho mantiveram as suas posições na recente actualização do ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para o futebol masculino publicado quinta-feira, tal como não houve mudanças no Top 5, com a Argentina a manter a liderança seguida pela Bélgica, Colômbia, Alemanha e Chile. A selecção de Moçambique, embora tenha perdido duas das três partidas que realizou no período em avaliação, ascendeu uma posição.
Os “Mambas” que subiram para o 96ª posição venceram o Ruanda por 2 a 3, a 4 de Junho em partida de apuramento para o Campeonato Africano das Nações de 2017, mas perderam as duas partidas que realizaram na Taça Cosafa, primeiro com a República Democrática do Congo (1-0, a 19 de Junho) e depois com a Namíbia (3 a 0, a 21 de Junho).
Entre as selecções do nosso continente a Argélia conservou a primeira posição, seguida pela Costa do Marfim, Gana, Senegal, Egipto e pela Tunísia.
Nas selecções do velho continente, impulsionada por uma impressionante campanha no Campeonato Europeu, a selecção do País de Gales subiu 15 posições e ficou em 11° lugar, duas posições acima da Inglaterra.
Já a Islândia, menor país a classificar-se para um Euro, com população de 330 mil pessoas, teve a história de conto de fadas finalizada nas quartos de final, mas subiu 12 posições, alcançando o 22° lugar.
O Brasil, que não passou da fase de grupos da Copa América pela primeira vez desde 1987, mantém-se no Top 10, em nono lugar.
Eis as dez selecções melhores classificadas:
1. Argentina (1)
2. Bélgica (2)
3. Colômbia (3)
4. Alemanha (4)
5. Chile (5)
6. Portugal (8)
7. França (17)
8. Espanha (6)
9. Brasil (7)
10. Itália (12)