Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Seis explosões matam pelo menos 17 pessoas em Bagdad

Seis explosões atingiram Bagdad, esta Quinta-feira, matando pelo menos 17 pessoas e ferindo dezenas de outras, nos piores ataques na capital iraquiana em mais de um mês.

Os atentados, incluindo a explosão dum camião-bomba numa movimentada feira, interrompem semanas de relativa tranquilidade na capital, justamente num momento em que o frágil governo partilhado por xiitas, sunitas e curdos tenta encerrar uma crise que ameaçou a despertar novamente as tensões sectárias no Iraque.

Na mais grave explosão, pelo menos 13 pessoas foram mortas e 38 ficaram feridas na explosão dum camião de verduras perto dum restaurante da feira, no bairro xiita de Shula, zona nordeste da cidade.

Noutro ataque, um carro-bomba explodiu perto do veículo dum assessor do primeiro-ministro Nuri al Maliki, matando um civil e ferindo três pessoas na zona oeste, segundo as fontes policiais e hospitalares.

Não ficou claro se o assessor era o alvo do atentado. No bairro de Amiriya, duas bombas explodiram junto a calçadas, matando duas pessoas e ferindo outras três.

Explosões semelhantes mataram mais um e feriram 15 noutros bairros de população mista nas zonas oeste e sul.

A violência no Iraque diminuiu drasticamente desde o auge dos confrontos sectários, em 2006 e 2007, mas ainda assim atentados são comuns. Em meados de Abril, 20 bombas explodiram em várias cidades do Iraque, deixando 36 mortos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!