Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sector da educação de Nampula com dificuldades de absorver estudantes graduados nas classes com exames

Pelo menos 26.571 alunos graduados nas classes com exame poderão não continuar a estudar este ano na província de Nampula. Trata-se de estudantes que no ano lectivo de 2012 frequentaram e transitaram nas 5ª, 7ª e 10ª classes.

Dados avançados aos órgãos de informação pelo chefe do departamento de direcção pedagógica, Fernando Salinha Cacecasse referem que a província foi atribuída a meta de matricular apenas 334.349 estudantes de todos os subsistemas de ensino, sendo que o restante vai, de acordo com as condições financeiras de cada pai ou encarregado de educação, integrar-se nas escolas privadas.

E, obviamente, aos estudantes cujos pais ou encarregados de educação enfrentam sérias limitações financeiras deverão esquecer os estudos este ano e em substituição desta ocupação académica deverão ajudar os responsáveis pela sua educação nos trabalhos nomeadamente, machamba, pastar animais, entre outras actividades domésticos. As raparigas estão sujeitas em envolver-se muito cedo em relações sexuais com os homens e por via disso casar-se precocemente.

Para pôr cobro a esta triste realidade, Cacecasse disse que a direcção da educação de Nampula vai acordar com as instituições de ensino privado no sentido de absorver os estudantes nesta situação. Mas esqueceu-se de que nas zonas rurais, onde a maioria fica prejudicada, não existem escolas privadas.

“Os outros estudantes têm a oportunidade de escolher o ensino a distância como alternativa de não ficar sem estudar o ano todo”, concluiu a fonte.

No que diz respeito ao aproveitamento pedagógico referente ao ano lectivo de 2012, o nosso interlocutor revelou que a província de Nampula obteve um total de 70 por cento.

Estes dados são preliminares tendo em conta que existem escolas de alguns distritos que não canalizaram os seus relatórios. Por exemplo, nas classes com exames conseguimos os seguintes resultados: 5ª classe foram graduados 69.457, 7ª classe 46.257, 10ª classe 14.251.

Ainda não estão disponíveis dados comparativos em relação ao ano lectivo de 2011 porque decorre a sistematização das informações.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!