Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Saramago: ‘um populista extremista’, ‘um ideólogo antirreligioso’

Saramago: 'um populista extremista'

O jornal do Vaticano, Osservatore Romano, ataca duramente o escritor português José Saramago, que morreu esta sexta-feira aos 87 anos na Espanha, chamando-o de “populista extremista” e de “ideólogo antirreligioso” na sua edição deste domingo. Com o título “O grande (suposto) poder do narrador”, o órgão oficial do Vaticano critica com virulência o Prêmio Nobel de Literatura, que era marxista e ateu.

O Osservatore Romano defini-ou como “um ideólogo antirreligioso, um homem e um intelectual que não admitia metafísica alguma, aprisionado até o fim em sua confiança profunda no materialismo histórico, o marxismo”.

O jornal considera ainda que o escritor “colocou-se com lucidez ao lado das ervas daninhas no trigal do Evangelho”. “Ele dizia que perdia o sono só de pensar nas Cruzadas ou na Inquisição, esquecendo-se dos gulags, das perseguições, dos genocídios e dos samizdat (relatos de dissidentes da época soviética) culturais e religiosos”, indica ainda o Osservatore Romano no seu editorial.

No editorial divulgado com antecedência, o Osservatore Romano considera Saramago “um populista extremista”, que se referia “de forma muito cômoda” a “um Deus no qual jamais acreditou por se considerar todo-poderoso e onisciente”.

Saramago provocou a ira do Vaticano e da Igreja Católica com sua obra “O Evangelho segundo Jesus Cristo” (1992) no qual considerava que Jesus perdeu a sua virgindade com Maria Madalena. Ele suscitou novamente a cólera dos católicos em 2009 com “Caim”, onde a personificação bíblica do Mal, assassino de seu irmão Abel, é descrito como um ser humano nem melhor nem pior do que os outros, enquanto Deus é apresentado como injusto e invejoso.

Durante a apresentação desse livro, Saramago havia alimentado a polêmica, classificando a Bíblia de “manual de maus costumes”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!