Uma mudança significativa vai operar-se no distrito de Nacarôa em relação ao saneamento do meio ambiente. Para o efeito foi concebido um projecto que visa a construção de um total de quatrocentas latrinas melhoradas beneficiando 350 famílias, além de 12 unidades escolares e 13 sanitárias localizadas no posto administrativo de Saua-Saua.
A iniciativa, avaliada em 300 mil meticais, pertence à Visão Mundial em Nampula, que financiou o fabrico de 400 lajes como forma de estímulo às comunidades para a construção de latrinas melhoradas no quadro da promoção das boas práticas de higiene no seio das famílias visando a prevenção de doenças diarréicas, sobretudo a cólera e parasitoses intestinais.
Esta é uma forma que encontramos para estimular as comunidades a construírem latrinas melhoradas, tendo em conta que entramos no período chuvoso e, portanto, prevenir eventuais consequências lastimosas que dai podem advir, disse o Gestor do Programa do Desenvolvimento de Área de Saua-Saua, Arquimedes Cumbe.
Para o caso das escolas e centros de saúde, a Visão Mundial irá, igualmente, apoiar na construção das latrinas. No que respeita às famílias, serão beneficiadas aquelas que já têm latrinas construídas, como forma de subsidiá-las.
A campanha surge como complemento dos esforços que a Visão Mundial tem vindo a empreender na educação comunitária para a construção e o uso correcto de latrinas melhoradas, para combate de doenças relacionadas com as más condições de higiene e saneamento do meio.
Refira-se que aquela organização cristã internacional está, neste momento, engajada num programa visando incrementar a disponibilidade de água potável à população do distrito de Nacarôa acção que se estende ao vizinho Muecate, que se consubstancia na abertura e reabilitação de furos.