A selecção nacional de basquetebol sénior feminino, as “Samurais”, somou em derrotas as três partidas realizadas até ao momento no estágio pré-competitivo que observa no Japão. A equipa de Nazir Salé foi derrotada pelas selecções A e B do país anfitrião.
Na primeira partida que o combinado nacional efectuou no país do sol nascente foi derrotado por 40 pontos de diferença, ou seja, 96 a 56, pela equipa secundária do Japão, o que, decerto, provou que Moçambique ainda não atingiu os índices físicos e técnicos necessários para participar numa prova mundial.
No segundo confronto, as “Samurais” foram derrotadas pela equipa principal do país anfitrião que também se prepara para o “Mundial” da modalidade que terá lugar na Turquia entre os dias 27 e 05 de Outubro. 86 a 48 foi o resultado final.
Na terceira jornada do Torneio que tem o intuito de preparar as selecções do Japão, Moçambique e Austrália para o Campeonato Mundial da modalidade, a equipa de Nazir Salé voltou a desiludir, perdendo mais uma vez diante da segunda equipa nipónica, o Japão B, por 67 a 48, somando a terceira derrota consecutiva naquela competição.
Volvidas três jornadas deste certame, Moçambique ocupa a ultima posição com três pontos; a Austrália lidera a prova com seis pontos, mais um que o Japão B na segunda posição, enquanto a formação secundaria do Japão ocupa a terceira e penúltima posição com quatro pontos.
Na quarta e quinta jornada, as “Samurais” medirão forças com as selecções do Japão A e da Austrália, respectivamente.
Importa referir que, depois do estágio no país do sol nascente, a selecção nacional segue para a China, onde fará parte de um torneio cujo objectivo é preparar a equipa local para o “Mundial” da Turquia.