Está dito, pelo menos pelas vias legais. O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), delegação da Zambézia, já disse que as chuvas só vão abrandar nos finais do dia 12, portanto, a partir do sábado.
E mesmo assim, a festa do carnaval não vai parar. Gente vai dançar e cantar no meio da chuva. E não só, as vias onde os bailarinos vão passar em cortejo até a praça dos heróis e dai a marginal, onde está montado o palco, estão alagadas.
Como as imagens documentam, pode-se ver claramente que a situação será mesmo de arrepiar. Os bailarinos e assistentes, vão ter que aguentar com o nível das águas, porque de drenagem ainda estamos longe de acreditar que algo foi feito.
Mas já era previsível esta situação de chuvas, por isso, não há desculpas que venham a pegar de que as coisas saíram mal por causa da chuva.
O Conselho Municipal de Quelimane (CMCQ), num comunicado em nossa posse, apela aos munícipes a afluírem em massa aos locais onde os bailarinos vão passar e também na praça dos heróis, logo enfrente da edilidade, onde haverão alguns minutos de paragem para momentos de abertura do evento.
Desta vez não há tolerância de ponto, porque o desfile começa as 15horas, isto depois dos funcionários (alguns), sairem dos seus postos de trabalho.