Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Saldo de Reservas Internacionais Líquidas aumenta em USD 4 milhões

O saldo das Reservas Internacionais Líquidas (RIL) em Moçambique aumentou em quatro milhões de dólares norte-americanos, atingindo cerca de USD 3,2 mil milhões em Agosto passado, indicou o banco central moçambicano.

O incremento das RIL representa cerca de 4,5 meses de cobertura de importações de bens e serviços não factoriais, excepto as transacções dos grandes projectos, realça o Banco de Moçambique (BM), salientando que a situação deveu-se à entrada líquida de divisas a favor de projectos diversos do Estado e aprovisionamentos líquidos efectuados pelos bancos comerciais.

As referidas entradas foram amortecidas pelas vendas de divisas efectuadas pelo BM no Mercado Cambial Interbancário, pagamento do serviço da dívida externa e perdas cambiais que totalizaram USD 37,1 milhões.

Ainda em Agosto de 2014, o BM aponta que o saldo da base monetária, variável operacional de política monetária, se fixou em 51,9 biliões de meticais, 1,5% abaixo das estimativas iniciais, embora represente um aumento ligeiro em 0,2% face ao mês anterior, cenário sustentado pelo incremento em 3,4% das reservas bancárias.

Contudo, o banco central moçambicano destaca a diminuição das notas e moedas em circulação em 503 milhões de meticais, ou seja, menos 1,5% face ao mês de Julho do presente ano, para além da depreciação mensal da moeda nacional face ao Rand em 1,05% e uma apreciação ligeira face ao USD.

Endividamento privado

Entretanto, o saldo da dívida do sector privado junto da banca nacional teve um aumento ligeiro em 0,4% para 707,4 mil milhões de meticais no período em análise, dos quais 80% do total de crédito foram realizados em Metical.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!