Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Salários na função pública serão pagos até segunda (23) e décimo terceiro em Janeiro

O Ministério das Finanças garantiu nesta sexta-feira (20), em Maputo, que todo o funcionário público terá o seu salário pago o mais tardar até segunda-feira (23) enquanto o décimo terceiro vencimento será pago em Janeiro.

A porta-voz do Ministério das Finanças, Maria Isaltina Lucas, disse ao jornal Notícias que o nível de processamento e pagamento de salários aos funcionários do Estado estava bom, embora uma e outra província se encontrasse ligeiramente atrasada.

Segundo Maria Isaltina Lucas, até às 13.30 horas de sexta-feira o processamento de folhas de salário estava em 100 por cento ou 98 por cento a nível central, na província e cidade de Maputo, Gaza, Sofala, Tete e Niassa. Estava ligeiramente atrasado na província da Zambézia, onde o nível de processamento era de 69,4 por cento.

Maria Isaltina Lucas disse que os técnicos estão a trabalhar com todo o afinco, podendo, em caso de necessidade, usar o fim-de-semana para continuarem a fazer o processamento, mas pelo ritmo imprimido acredita-se que o trabalho pode ter sido concluído ainda ontem.

Neste momento a preocupação do Ministério das Finanças não é apenas a saída dos fundos do Tesouro mas sim garantir que os salários estejam na conta de cada funcionário até segunda-feira. “Neste sentido, estamos a trabalhar com o Banco Central e com os bancos comerciais no sentido destes garantirem que o seu trabalho seja feito para cumprir com este objectivo”, explicou, acrescentando que todas as equipas estão em prontidão quer a nível central quer a nível provincial para assegurar o pagamento atempado dos salários.

“Normalmente o calendário de pagamento de salários do Estado é até ao final do mês, mas tratando-se de um mês festivo foi definido, a nível do Ministério das Finanças, que devia haver uma antecipação, colocando-se como data-limite 23 de Dezembro”, disse.

Em relação ao décimo terceiro vencimento, a porta-voz do Ministério das Finanças esclareceu que não deve haver dúvidas sobre o seu pagamento, porque se trata de uma questão de lei. “É um direito de todo o funcionário e agente do Estado receber o décimo terceiro vencimento”, numa clara alusão ao artigo 43 do Regulamento do Estatuto dos Funcionários e Agentes do Estado.

Na ocasião, explicou que a 13 de Dezembro a Direcção Nacional de Contabilidade Pública emitiu uma circular instruindo todas as instituições do Estado sobre como é que devem proceder para o pagamento do décimo terceiro. O mesmo documento define como data provável de pagamento o dia 15 de Janeiro de 2014, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores.

Professores ainda sem salários na Zambézia

Entretanto professores continuam a aguardar os seus salários na província da Zambezia. Contactado pela nossa reportagem o Director adjunto de de educação da província negou categoricamente que a morosidade nos pagamentos dos salários de novembro sejam da responsabilidade da instituição que dirige pois, segundo Faustino Amimo, os processos administrativas foram tramitado a tempo e empurra a responsabilidade para a Direcção de Finanças da província.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!