Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Russia vai organizar o Mundial de 2018

A Rússia ganhou uma batalha justa para sediar a Copa do Mundo de 2018, disse o primeiro-ministro do país, Vladimir Putin, esta quinta-feira, rejeitando sugestões de que haja corrupção na Fifa. “Estamos honrados em vencer esta luta justa e difícil”, afirmou Putin em entrevista coletiva após viajar de Moscou para Zurique para comemorar a vitória da Rússia sobre as candidaturas de Inglaterra, Espanha/Portugal e Holanda/Bélgica.

“Obrigado por apoiar a Rússia. Juntos vamos deixar claro que o futebol apoia o jogo limpo, a tolerância, a honra.” Putin disse que tomou a decisão certa na quarta-feira de não ir a Zurique para a apresentação final da Rússia, e então os dirigentes da Fifa puderam decidir em paz após as acusações de corrupção da mídia britânica.

“Fiz isso por respeito. Havia uma campanha inaceitável… pessoas foram acusadas de corrupção, houve acusações sem fundamentos, sem justificativas”, afirmou ele.

Na quarta-feira, Putin havia reclamado do que classificou como uma “competição sem escrúpulos” pela sede do torneio. O processo de escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 foi atingido por acusações de corrupção e fraude. A Fifa chegou a suspender dois membros de seu comitê executivo depois de acusações de que puseram seus votos à venda a jornalistas disfarçados, que realizavam uma reportagem para um jornal britânico.

A Rússia derrotou outras três candidaturas da Europa: Inglaterra e as candidaturas conjuntas de Holanda/Bélgica e Espanha/Portugal. Há muito tempo o país estava entre os favoritos, mas o não comparecimento do primeiro-ministro Vladimir Putin antes da votação em Zurique, somado aos despachos diplomáticos dos EUA que vazaram no WikiLeaks descrevendo a Rússia como uma “autocracia corrupta”, pareciam ter prejudicado a candidatura russa nas últimas 24 horas, de acordo com alguns observadores em Zurique.

O vice-primeiro-ministro russo, Igor Shuvalov,cuja delegação festejou alegremente o anúncio, disse: “Vocês nos confiaram a Copa do Mundo da Fifa de 2018 e eu posso apenas prometer, nós todos podemos prometer, vocês nunca se arrependerão disso. Vamos fazer história juntos.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts