Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rússia pede ao G20 reforma da ordem econômica mundial “obsoleta e unipolar”

A presidência russa pediu nesta segunda-feira à reunião de cúpula do G20, com os principais países desenvolvidos e emergentes do planeta no dia 2 de abril em Londres, que inicie uma revisão profunda de uma ordem econômico mundial “obsoleta e unipolar”.

“Na reunião de Londres, deveremos alcançar acordos sobre os parâmetros de uma nova arquitetura financeira global”, afirma o Kremlin em um comunicado divulgado na internet. “A obsoleta ordem econômica mundial unipolar deve ser substituída por um sistema baseado na interação de muitos grandes centros”, acrescenta o texto.

O Kremlin considera necessário reforçar o sistema de regulamentação e revisar o papel das grandes instituições financeiras. A Rússia pretende apresentar na reunião de abril do G20 em Londres um pacote de oito medidas para a execução das reformas que considera necessárias. Moscou defende, segundo o comunicado, medidas macroeconômicas e orçamentárias comuns a todos os países economicamente influentes.

Também espera criar um novo marco regulatório e de supervisão mundial do sistema financeiro, centrado nos fundos especulativos e nas agências de classificação. O governo russo deseja ainda a criação de uma “divisa de reserva supranacional” que seria emitida pelas instituições financeiras internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), que para o Kremlim deve ter mais recursos e um mandato revisado.

A Rússia insiste na coordenação da ajuda aos países pobres, muito afetados pela crise, e em não esquecer as questões de segurança energética.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!