Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rússia doa 144 milhões de dólares para projectos de desenvolvimento

O ministro dos negócios estrangeiros e cooperação da Federação Russa, Sergey Lavrov, anunciou, Terça-feira, em Maputo, que o seu governo vai doar 144 milhões de dólares a Moçambique para a implementação de vários projectos de desenvolvimento.

Falando no término de uma audiência que lhe foi concedida pelo seu homólogo moçambicano, Oldmiro Baloi, o diplomata russo disse que aquele montante deverá ser alocado nos sectores considerados prioritários. Em Moçambique, explicou Lavrov, a Rússia tenciona cooperar na área de recursos minerais, transportes, agricultura e telecomunicações.

“Há empresas que russas que estão a estudar a possibilidade de entrar em Moçambique para investir nos sectores que mencionei”, disse Lavrov. Para efeito, os investidores russos estão a trabalhar no sentido de instalar as suas empresas brevemente em Moçambique.

Durante o encontro, ambos os diplomatas também passaram em revista os conflitos que ainda afligem alguns países africanos. Sobre o assunto, o Lavrov defende o diálogo como a melhor via para a solução dos conflitos armados. Por seu turno, Baloi disse que as conversações com o seu homólogo foram positivas.

“Falamos das áreas de interesse comum, nomeadamente a formação, a defesa e a área dos recursos minerais. A formação é uma parte muito grande porque Moçambique ainda carece de capacidade humana para implementação de vários projectos em curso no país”.

No fim da tarde Lavrov, que se encontra numa visita de dois dias a Moçambique iniciada na terça-feira, foi recebido numa audiência de cortesia pelo Primeiro-Ministro moçambicano, Alberto Vaquina.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!