Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rompimento de acordo deixa 270 rebeldes sírios sem saída em Homs

Cerca de 270 rebeldes sírios que deveriam deixar a cidade de Homs, como parte de um complexo acordo com as forças do presidente Bashar al-Assad, são mantidos na cidade pelo Exército da Síria porque os insurgentes noutras partes do país não cumpriram a sua parte no acerto, disseram as autoridades sírias, esta sexta-feira (9).

Depois de um ano de cerco, cerca de 1.200 rebeldes e moradores do centro antigo de Homs deixaram a cidade em autocarro esta semana em troca da libertação de dezenas de cativos mantidos por insurgentes nas províncias de Aleppo e Latakia, no norte do país.

As autoridades disseram que os rebeldes também concordaram em permitir a entrega de ajuda a duas cidades xiitas do norte que estão sob o cerco dos oposicionistas, Nubl e al-Zahraa, mas nesta sexta-feira um comboio com alimentos e suprimentos médicos estava parado em postos de controle dos insurgentes do lado de fora das cidades.

As autoridades sírias, que falaram sob a condição de manter o anonimato, disseram que os 270 rebeldes remanescentes só poderão deixar Homs quando a ajuda chegar às cidades de Nubl e Zahraa.

Elas não especificaram que grupos impediram a entrega dos suprimentos. Activistas dizem que a Frente Nusra, grupo ligado à Al Qaeda, bloqueou a passagem dos comboios para as cidades, mas outros rebeldes armados também estão activos na área.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!