Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rivais politicos do Madagáscar reúnem-se em Maputo

Os quatro principais actores políticos actores políticos do Madagáscar, pais insular da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), sentam-se esta quarta-feira, em Maputo, à mesa das negociações para discutir formas de levar o diálogo rumo a restauraçãoda orem constituicionais.

A garantia nesse sentido foi dada pelo Secreatário Executivo da SADC, o moçambicano Tomaz salomé, conferência de imprensa havida na terça-feira passada,para anunciar os preparativos da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC que vai decffer de 07 a 08 de Setembro próximo na vidade de Kinshasa, RDCongo. Segundo Salomão, o encontro de quarta-feira por objectio trazer as partes a mesa do diálogo para que possam acordar no pno a seguircom vista a nomalização das relações tanto entre els quanto com a SADC, que suspendeu auqle pais insular do bloco após o derrube, em Março último, do presidente democraticamente eleito, Marc Ravalomanana.

No encontro de Maputo, segundo o secretário executivo, estarão igualmente presentes o líder da Alta Autoridade malgaxe, Andrry Rajoelina, cérebro da queda de Ravalomanana, o ex-presidente Didier Rantsiraka e o professor Albert Zafy. Refira-se que o Comité Ministerial da “região de Cooperação nas Áreas de Política Defesa e Segurança da SADC (CMO) na reunião havida no último final de semana no Reino da Swazilândia, este organismo exortou o povo malgaxe a cooperar com o enviado especial na busca de uma solução para a crise no país. O CMO apela igualmente a comunidade internacional a prestar auxílio humanitário ao povo daquele país insular do Oceano Indico.

O ex-presidente moçambicano, Joaquim Chissano, nomeado mediador da crise, recebeu um forte apoio do CMO para os esforços visando ajudar o país a restaurar anormalidade constitucional.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!