O avançado do Bayern Munique Franck Ribéry juntou-se a Cristiano Ronaldo e Lionel Messi entre os três finalistas na disputa pelo prémio de melhor jogador da Europa na temporada 2012/2013, anunciados nesta terça-feira pela Uefa.
O francês, que teve papel de destaque na conquista do Bayern na Liga dos Campeões, é o primeiro jogador de um clube diferente de Barcelona e Real Madrid a ser incluído entre os três finalistas desde que a premiação foi criada, em 2011.
O argentino Messi conquistou o primeiro prémio e o seu companheiro de equipe no Barça Andrés Iniesta foi o eleito no ano passado. Messi e o atacante português do Real Madrid Cristiano Ronaldo também estiveram entre os três finalistas nos dois anos anteriores.
Os três companheiros de equipe de Ribéry — Thomas Mueller, Arjen Robben e Bastian Schweinsteiger – estavam entre os 10 finalistas do prémio, divulgados no mês passado.
O vencedor será decidido por um júri formado por jornalistas de todos os países afiliados à Uefa, em uma votação no dia 29 de agosto – mesmo dia do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, em Mônaco.