Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Reservas externas reduzem em USD 96,9 milhões no 3º trimestre

As Reservas Internacionais Líquidas reduziram em cerca de USD 96,9 milhões, para USD3.092,5 milhões, no último dia de Setembro de 2014, devido, em grande medida, a perdas cambiais registadas num montante estimado em cerca de USD 114 milhões.

Elas resultaram da depreciação das outras moedas que constituem o cabaz das reservas externas de Moçambique, face ao USD e também a vendas líquidas de divisas feitas pelo Banco de Moçambique, no mercado cambial interbancário que totalizaram cerca de USD 86 milhões.

Em contrapartida, entraram no país fundos de ajuda externa em forma de donativos para apoio directo ao Orçamento do Estado e Balança de Pagamentos no montante de USD105,2 milhões e de fundos diversos a favor de projectos do Estado no valor de USD 96,2 milhões, segundo o Banco de Moçambique (BM).

Em termos brutos, o nível de reservas externas apurado em Setembro último garante cobertura de 4,35 meses de importações de bens e serviços não factoriais, quando excluídos os grandes projectos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!