Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Represas incentivam produção agrícola

Na província de Nampula, com grandes potencialidades agrícolas do país, está sendo implementado pelas autoridades governamentais um vasto programa de construção e reabilitação de grandes represas e sistemas de regadios, cujo objectivo fundamental é de incentivar a produção agrícola no seio dos produtores, segundo indicam informações do executivo provincial.

Com efeito, foram já construídas seis grandes represas nos distritos de Malema, Muecate, Nampula/Rapale e Ribáué. Por conseguinte, outras oito encontram-se numa fase conclusiva de construção e situam-se nas zonas produtivas de Mutipa, Tchaiane, Estação Agrária, Ilotue, Nassuruma, Mazua e Larde.

Ainda naqueles distritos, foi já concluído o projecto de reabilitação de um total de 8 sistemas de regadios, que estão a irrigar mais de 292 hectares.

O mais importante destes sistemas, segundo o governo, é que situam-se nas zonas consideradas produtivas do ponto de vista agrícola.

Entretanto, alguns camponeses do distrito de Ribáuà, cujas machambas estão a ser irrigadas por um dos referidos sistemas, mostraram a sua satisfação pelo facto de a irrigação de campos estar a propiciar a prática de agricultura em qualquer época do ano.

É verdade que este tipo de sistemas requer boa conservação e sobretudo manutenção para o seu bom funcionamento. Mas eu, tal como os outros produtores desta área, estamos satisfeitos e esperamos que continue assim para que a produção de alimentos aumente, disse António Mussapa, um camponês da área de Iapala.

Mussapa acrescentou que a grande utilidade das represas e sistemas de regadio é o facto de permitirem que os camponeses daquela região produzam também hortícolas, que são vendidas em vários mercados da cidade de Nampula.

O governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, tem vindo a destacar insistentemente a importância de regadios e represas na produção agrícola, recomendando aos executivos distritais a darem prioridade a sua construção e reabilitação, principalmente nas áreas propensas à ocorrência da seca.

Quero apelar aqui aos administradores distritais e líderes comunitários da nossa província para que aumentem a produção e produtividade através de represas e sistemas de regadios.

Sabemos, por exemplo, que Nacala-a-Velha tem problemas de seca, por isso produz pouco, mas isso pode ser resolvido com represas.

Temos que aproveitar ao máximo as represas e sistemas de regadios, disse. Na presente campanha de produção agrícola, a província de Nampula prevê atingir 5 milhões de toneladas de produtos diversos contra 4.745.215 toneladas da campanha anterior. As represas e sistemas de regadios são vistos como sendo outros factores que vão contribuir para a concretização da meta.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!