Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Reposta circulação de comboios em Nacala

A circulação de comboios entre a cidade de Nampula e Nacala, no “Corredor de Nacala” já foi reestabelecida, indica uma nota da empresa Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN), gestora daquele sistema ferroviário.

A ligação entre Nampula e Nacala havia sido interrompida desde o princípio do mês, em consequência do arrastamento pela corrente das chuvas dos solos que sustentam a linha férrea.

Segundo a CDN, as condições de segurança naquela via foram restabelecidas sábado último facto que possibilita a circulação normal de comboios de mercadorias em ambos os sentidos.

Os trabalhos de reparação, segundo anuncia o jornal “Noticias”, tiveram lugar na vila-sede do distrito de Monapo e consistiram na construção de uma ponte provisória de madeira para o suporte da linha no local onde será construído a posterior um aqueduto.

Ao longo das cerca de duas semanas em que a movimentação de comboios ficou condicionada, diversas empresas que usam aquela ferrovia para as suas transacções comerciais, acumularam enormes prejuízos financeiros, parte dos quais estão ainda por contabilizar.

Tentativas de intervenção de emergência para a reparação dos danos causados pela chuva na ferrovia foram ensaiadas momentos depois do deslizamento dos solos mas fracassaram devido à contínua queda de intensas chuvas que se registavam em toda a província de Nampula, com particular incidência no distrito de Monapo, onde ocorreu o arrastamento dos solos que sustentam a ferrovia.

Refira-se que países do “hinterland” como o Malawi e a Zâmbia importam e exportam as suas mercadorias através do sistema ferroviário de Nacala, incluindo combustíveis, fertilizantes, clinquer, tabaco, entre outros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!