Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Renato Matusse lança obra sobre integração regional

“A Africa Austral: Das Migrações Bantu a Integração Regional” é o título da Obra a ser oficialmente lançada no final da tarde de quinta-feira, em Maputo, a capital moçambicana. De autoria de Renato Matusse, Conselheiro Politico do Presidente moçambicano, Armando Guebuza, o livro aborda aspectos relacionados com a chegada dos Bantu na região austral da Africa e a criação dos primeiros estados e reinos cujos territórios ultrapassam as fronteiras dos actuais Estados da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).

A obra, que visa providenciar alguma informação sistematizada sobre a génese da SADC, também se insere nas celebrações de mais um aniversário da criação desta organização regional que se assinala a 17 de Agosto corrente.

Na sua nota introdutória, o autor refere que a obra procura, sobretudo, demonstrar como é que a integração regional se assume como consequência lógica das migrações e de todos os processos políticos, económicos e sociais que se desenvolveram na região, particularmente em princípios do século XIX e durante o século XX. A expectativa é de que o livro sirva para “aguçar” o interesse de outros pesquisadores para o trabalho de recolha e sistematização dos diferentes processos que servem de esteio a SADC e à sua agenda de integração regional.

O livro resgata uma memória e experiência colectivas de muitos que estiveram envolvidos quer com a Comissão dos Programas da Cultura, Informação e Desporto quer em matérias do Órgão da SADC para a Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança.

Com um PhD em Sociolinguística pela Universidade de “Newcastle Upon Tyne”, Renato Matusse é autor de vários trabalhos de índole académica publicados em revistas de especialidade. Ele é também autor de obras diversas tais como a Historia da Informática em Moçambique; Guebuza: “A Passion For the Land”; e Josina Machel: Ícone da Emancipação da Mulher.

Matusse tem estado envolvido em assuntos da SADC desde Junho de 1992. Ele já desempenhou, entre outros cargos, o de Secretário-Geral da Comissão dos Programas da Cultura, Informação e Desporto da SADC.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!