Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Régulos instados a promover reflorestamento

Os líderes comunitários do distrito costeiro de Nacala-a-Velha foram instados pelo governador Felismino Tocoli, na sua recente visita, a postarem-se na dianteira no toca, essencialmente, à promoção do reflorestamento nas suas áreas de jurisdição.

O posicionamento do governador provincial surge na sequência de naquele distrito, à semelhança do que acontece noutros de Nampula, estar a registar-se, neste momento, cortes desordenados de madeira protagonizados por alguns madeireiros furtivos,que, deste modo, desflorestam a região.

Cada líder comunitário deve ter o seu plano ou meta de plantio de árvores. Isso deve ser feito desde já. Pois que nas nossas próximas visitas a este distrito havemos de perguntar a cada régulo sobre o que é que já fez na sua zona, em termos de plantio de árvores. Por isso, recomendamos que comecem já a fazer esse trabalho, disse Tocoli.

Entretanto, o dirigente nampulense disse ter ouvido, com agrado que alguns dos régulos presentes no encontro haviam já iniciado com o reflorestamento das suas áreas de jurisdição, fruto também da mobilização das populações sobre a importância e sua participação nesta actividade.

Por seu turno, as autoridades administrativas de Nacala-a-Velha dizem que, nos últimos tempos, têm vindo a intensificar acções de fiscalização e controlo do abate indiscriminada de madeira por parte de madeireiros ilegais, e, como resultado desse trabalho, quantidades consideráveis de madeira têm sido apreendida.

Segundo foi referido, a fiscalização e o controlo é um trabalho que é feito em simultâneo com o combate às queimadas descontroladas, um dos fenómenos considerados preocupantes naquele distrito, dado que a sua prática sistemática tem trazido muitas consequências nefastas, especialmente na área de agricultura.

A madeira contrabandeada naquele distrito por alguns madeireiros sem licenciamento, provenientes, sobretudo, doutros pontos da província de Nampula, é escoada para a cidade portuária de Nacala, seu principal mercado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!