Enquanto as atenções do mundo estão viradas para a tragédia provocada pelo sismo seguido de tsunami que se abateu sobre o Japão, cá entre nós há informações postas a circular desde as primeiras horas desta sexta-feira que dão contade que a Cidade de Nampula terá sido abalada por um sismo entre a noite de ontem, quinta-feira, e a manhã desta sexta-feira.
Ainda não há, até ao momento, informações de danos muito menos das vítimas que poderão ter sido causados por esta catástrofe.
Tentativas de ouvir a entidade responsável por monitorar este tipo de ocorrências, a Direcção Nacional de Geologia, redundaram num fracasso pois na altura em que tomámos conhecimento desta possível ocorrência do sismo já passavam das 15h30, hora de saída na função pública.
o Instituto Nacional de Meteorologia, por seu turno, reconheceu o facto mas declinou-se a prestar qualquer tipo de declaracao alegadamente porque e um assunto que nao esta sob a sua alcada. No Japão, a “fúria” da mãe natureza já causou, até agora, mais de 300 mil mortos e avultados danos materiais.
Refira-se que a Província de Nampula já registou um sismo em Abril de 2010 que resultou em 59 feridos para além de ter destruído alguns edifícios. O mesmo ocorreu no distrito de Angoche e não há registo da sua magnitude nem do seu epicentro.