Reduziu em 12.9 por cento o número de cidadãos moçambicanos que emigraram para o estrangeiro em 2010, mais concretamente para a vizinha República da África do Sul onde a maioria vai a procura de emprego no sector mineiro.
Dados tornados públicos pelo Gabinete da Ministra do Trabalho indicam que em 2010 um total de 32.571 moçambicanos emigraram para o estrangeiro, mais concretamente a busca de trabalho no sector mineiro da África do Sul, contra os 37.392 registados no ano anterior.
O Ministério do Trabalho não aponta, entretanto, as causas que determinaram essa redução. Contudo, sabe- se que a recente vaga de xenofobia registada na África do Sul pode ter estado por detrás da desaceleração da emigração de cidadãos moçambicanos para aquele País.
Em contrapartida, segundo apurou O Autarca de fonte do MITRAB, os sul africanos lide-ram a lista de cidadãos de nacionalidade estrangeira que em 2010 adquiriram autorização de trabalho em Moçambique (2.718), seguindo- se de cidadãos portugueses (1.524) e da Índia (1.293).