Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rede Nacional da EDM completa Inhambane com a cobertura do distito de Mabote

A rede de abastecimento de energia eléctrica da vila-sede de Mabote, na província de Inhambane, foi terça-feira última orientada pelo Presidente da República, Armando Guebuza, numa cerimónia que constituiu igualmente a entrega oficial das infra-estruturas construídas pela Electricidade de Moçambique (EDM) para que a energia produzida chegue aos residentes daquele ponto da província.

A rede de Mabote, composta por 163 quilómetros de linha de transporte a 33KV, a partir de Temane, cinco km de baixa tensão e oito postos de transformação, enquadra-se na política do Governo, que tem por objectivo fazer face à constante procura de energia eléctrica comparativamente a outras fontes energéticas.

Para a electrificação daquela que é a última sede distrital de Inhambane a ser abastecida por energia eléctrica em regime ininterrupto, foram investidos cerca de cinco milhões de dólares norte-americanos financiados pelo Governo da Índia, de acordo com Augusto de Sousa Fernando, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM.

O responsável salientou que a energia eléctrica gerada em Temane chegou a Mabote no corolário de um amplo projecto de electrificação das províncias de Inhambane, Zambézia e Nampula orçado em trinta milhões de dólares norte-americanos, integralmente disponibilizados pelos indianos.

Embora se previsse a ligação de apenas duzentos consumidores, a rede de Mabote conta, actualmente, com perto de 330 clientes na vila-sede e perto de 550 somados com os residentes dos povoados localizados ao longo do seu traçado a partir de Temane, segundo o responsável máximo da EDM.

Armando Guebuza, durante o comício que antecedeu a cerimónia inaugural do sistema, disse que à medida que os cidadãos e o país crescem e se desenvolvem surgem várias necessidades, sendo uma delas a energia eléctrica.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!