Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Recuperados 1950 milhões de meticais em notas e moedas

Cerca de 1950 milhões de meticais, em notas e moedas, que durante a quadra festiva de 25 e 31 de Dezembro de 2010 se encontravam nas instituições de crédito do país foram depositados no Banco de Moçambique (BM) ao longo da primeira quinzena de Janeiro de 2011.

O retorno do valor contribuiu para que o saldo das reservas bancárias fosse, no período, de 11 314,2 milhões de meticais, o que corresponde a um incremento quinzenal de 125,8 milhões de meticais, segundo o banco central moçambicano.

O acréscimo das reservas bancárias foi determinado pela componente denominada em moeda nacional, em 148,8 milhões de meticais, amortecida pela redução da componente denominada em moeda estrangeira em 22,9 milhões de meticais.

Metical

Entretanto, a divisa moçambicana, o Metical, registou, a 15 de Janeiro de 2011, uma desaceleração para 9,4%, em relação ao Euro, e para 26,6%, face ao Rand, enquanto face ao Dólar norteamericano no Mercado Cambial Interbancário (MCI), o Metical registou uma apreciação nominal de 1,19%, comparativamente à taxa que vigorou no fecho da quinzena anterior.

O nível da depreciação anual foi de 17%, segundo o Banco de Moçambique. O spread entre a taxa de câmbio do Mercado Cambial Interbancário e a taxa média dos bancos comerciais nas suas operações com o público foi positivo, na magnitude de 1,42%, no dia 15 de Janeiro de 2011, após um diferencial negativo de 0,76% apurado no dia 31 de Dezembro de 2010.

Por seu turno, o diferencial entre a taxa de câmbio média usada pelos bancos nas suas operações com o público e a praticada pelas casas de câmbio reduziu para 5,9%, após 6,8% na quinzena anterior.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!