Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Recessão econômica reduz riscos de choque do petróleo

A recessão econômica mundial reduz fortemente as perspectivas de demanda do petróleo e adia o risco de um choque do petróleo até pelo menos 2013-2014, afirma a Agência Internacional de Energia (AIE).

No relatório de perspectivas, a AIE, que representa os interesses dos países desenvolvidos que são grandes consumidores de petróleo, prevê que a demanda mundial aumente 0,6% por ano entre 2008 e 2014. A previsão é muito menor que a publicada em julho de 2008, quando os preços do barril superavam 140 dólares. A agência previu na época um crescimento anual da demanda de 1,6% entre 2007 e 2013.

A revisão se explica principalmente pela recessão econômica mundial, que pode reduzir o consumo de petróleo em 3% em 2009. “A profunda recessão econômica que ano passado se estendeu por todo o mundo causou graves danos na demanda de petróleo, que se contrairá a níveis desconhecidos desde o início dos anos 80”, afirma o o documento.

Depois de 2009, a demanda aumentará 1,4% por ano, afirma a AIE, que baseia o prognóstico nas previsões de crescimento econômico do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo as previsões, o mundo consumirá 88,99 milhões de barris diários (mbd) em 2014, contra 85,76 mbd em 2008.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!