Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Recenseamento Eleitoral: STAE promete resolver problemas até sábado

Os problemas que estão a verificar-se no processo de recenseamento que está em curso no país, nomeadamente a incompatibilidade de tinteiros para a impressão dos cartões de eleitor, poderão ser sanados a partir de sábado, dia 1 de Junho, com a substituição das actuais impressoras.

{youtube}LOyQHJDsXkU{/youtube}

De acordo com Felisberto Naife, director-geral do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), que falava numa conferência de imprensa na cidade de Maputo, que tinha como objectivo fazre o balanço dos primeiros cinco dias do recenseamento, “750 novas impressoras foram importadas para substituir as existentes que não são compatíveis com os tinteiros adquiridos pelos órgãos eleitorais”.

Naife garantiu que as referidas impressoras já se encontram no país e que até sábado terão sido alocadas aos postos onde é necessário fazer a substituição das antigas. Segundo Naife, estes problemas devem-se à falta de tempo de preparação que o órgão teve, cerca de um mês e meio.

“O problemas com tinteiros não estava previsto e deve-se à falta de tempo de preparação. Mas temos de esclarecer que não temos registo de avarias das maquinas. Quando se fala de problemas informáticos refere-se à incompatibilidade de tinteiros papa impressão”, disse.

Porém, apesar desta situação, que está por detrás da não abertura dos postos, a data do término do recenseamento não vai ser alterada. “Estamos há apenas cinco dias e o processo todo vai durar dois meses. Portanto, ainda temos muito tempo pela frente”.

{youtube}ICm_74156LY{/youtube}

Novas autarquias

Em relação às 10 novas autarquias recém-criadas pelo Governo, cuja proposta foi aprovada pelo Parlamento, Felisberto Naife fez saber que o órgão que dirige está a preparar um calendário específico para que as eleições decorram no mesmo dia (20 de Novembro).

Entretanto, referiu que o recenseamento só irá acontecer em apenas nove destes municípios uma vez que a praia do Bilene está integrada no distrito da Macia, que também é autarquia. “O recenseamento ainda não teve início pois ainda devem ser criadas as condições financeiras para o processo e só depois das instalação dos órgãos locais é que será marcada a data do censo eleitoral”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!