Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rebeldes sírios tomam cidade histórica no sul

Os grupos que combatem o governo sírio assumiram o controle de uma cidade no sul do país, perto da fronteira com a Jordânia, depois de quatro dias de luta, disse, esta quarta-feira (25), o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Uma fonte militar síria afirmou que houve pesados ??combates com grupos armados dentro e nos aredores da cidade de Bosra al-Sham na noite da terça-feira. “Estamos a investigar os factos no local”, disse a fonte.

A antiga cidade de Bosra é listada pela Unesco como património mundial. O Exército sírio e forças aliadas, incluindo o grupo libanês Hezbollah, lançaram uma grande ofensiva contra os grupos rebeldes no canto sudoeste da Síria no início do mês passado.

É uma área de importância estratégica devido à proximidade com Damasco e os vizinhos Estados de Israel e Jordânia. Os insurgentes que operam no sul incluem os principais grupos rebeldes que recebem apoio militar de inimigos externos do presidente Bashar al-Assad e a organização jihadista Frente Nusra, braço da Al Qaeda na Síria.

Os grupos rebeldes mais actuantes na área disseram ter recebido mais apoio militar dos inimigos estrangeiros de Assad desde o início da ofensiva do governo sírio. Segundo o Observatório, 21 insurgentes foram mortos nos quatro dias de batalhas.

Na segunda-feira, os militares sírios disseram ter matado vários líderes rebeldes durante os combates. Bosra al-Sham fica cerca de 20 quilômetros ao norte da fronteira com a Jordânia, na província de Deraa.

Os locais históricos de Bosra incluem uma antiga cidadela construída em torno de um anfiteatro romano do século II. De acordo com o site da Unesco, Bosra foi a capital da província romana da Arábia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!