Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rebeldes sírios conquistam uma cidade na província de Aleppo

Os rebeldes sírios conquistaram, esta Segunda-feira (22), a cidade de Khan al-Assal, uma das últimas no oeste da província de Aleppo que ainda estavam sob comando das forças do presidente Bashar al-Assad, segundo os activistas.

O Exército sírio concentrou forças na província de Aleppo, no norte da Síria, para tentar reconquistar a homónima capital regional, mas a ofensiva é prejudicada por contra-ataques dos rebeldes.

Noutras regiões da Síria, no entanto, as forças pró-governo tiveram expressivas vitórias nas últimas semanas, revertendo avanços da oposição depois de mais de dois anos de guerra civil. O Observatório Sírio de Direitos Humanos, grupo anti-Assad que monitora a situação no país, disse que os oficiais do Exército apresentaram a sua rendição em Khan al-Assal na manhã da Segunda-feira, depois de os rebeldes terem cercado um bairro na zona sul.

As imagens divulgadas por rebeldes na Internet mostraram tanques a retirarem-se da cidade. Outro vídeo mostrava um comandante morto que, segundo os rebeldes, liderava a resistência pró-Assad na cidade, que passou semanas sob cerco. Aleppo é parte de um semicírculo de regiões que se tornaram reduto dos rebeldes no norte da Síria.

As forças anti-Assad bloqueiam vários bairros dominados pelo governo na cidade de Aleppo, maior núcleo urbano da Síria e outrora o pólo comercial do país. As forças de Assad responderam ao avanço rebelde em Khan al-Assal fazendo uma série de operações aéreas na região.

O Observatório diz que mais de 100 mil pessoas já morreram na insurgência síria, que começou depois de protestos pacíficos contra Assad nas ruas. O conflito já deixou milhões de refugiados internos e externos, além de causar a destruição de edifícios e artefactos antigos no país inteiro.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!