Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Eleições intercalares: Macamo é por um candidato para Quelimane servidor dos interesses da nação

A Chefe da Brigada Central da Frelimo para a Zambézia, Verónica Macamo, desafiou os membros desta formação política (Frelimo) no poder em Moçambique a encontrar um candidato que melhor servirá os interesses da Nação no município de Quelimane, a capital daquela província do Centro do país.

Macamo falava, Domingo último, no município de Quelimane, na VIII sessão do Secretariado do Comité Provincial do partido Frelimo na Zambézia.

Segundo Macamo, “cabe também aos membros e militantes da Frelimo assumirem a grande tarefa de levar, ao povo moçambicano, a mensagem de apoio ao candidato do partido para a presidência do município de Quelimane e contribuir para mais um exercício democrático no país”.

Com efeito, a 07 de Dezembro próximo, as cidades de Cuamba e Pemba, ambas na região Norte de Moçambique, e Quelimane serão palco de eleições intercalares para a escolha de novos presidentes dos respectivos conselhos municipais, na sequência da renúncia dos respectivos edis, designadamente Arnaldo Maloa, de Cuamba, Sadique Yaqub, de Pemba, e Pio Matos, de Que limane, todos eles eleitos pela lista da Frelimo.

“Por razões de ordem legal, a renuncia remete-nos a eleições intercalares para a cobertura da vaga deixada pelo nosso estimado Camarada (Pio Matos). Esta é mais uma oportunidade de exercício do direito democrático”, disse Macamo, que ainda Domingo terminou a visita de trabalho de cerca de sete dias a Zambézia.

Ela apelou a todos os intervenientes a fazerem das intercalares um momento de exaltação da democracia e de festa em que os moçambicanos, cada um do seu modo, apoiem os munícipes de Quelimane. Naquela ocasião, Verónica Macamo fez, por outro lado, menção a preparação do X Congresso da Frelimo, a ter lugar na província nortenha de Cabo Delgado, em Setembro de 2012.

De acordo com ela, este deve ser um momento que “deve ser de profunda reflexão, através do estudo e enriquecimento das teses”. Estas teses serão aprovadas pelo Comité Central do Partido a realizar-se depois da Conferência Nacional de Quadros, que deverá acontecer dentro em breve.

“As eleições intercalares e o Congresso, à vista, exigem de todos nós um grande afinco e determinação de forma a se assegurar a vitória contra a pobreza em Quelimane e em todo o país”, afirmou Macamo.

Durante o tempo que permaneceu na Zambézia, Macamo visitou os distritos de Gilé e Alto Molócuè locais que, segundo ela, foi possível constatar que os órgãos do partido Frelimo e do respectivo governo não têm poupado esforços na luta pela erradicação da pobreza.

Em jeito de balanço, Macamo disse que a visita foi um momento de intenso convívio com as populações e uma franca oportunidade de medir, a partir da voz das próprias populações, o pulsar da actividade governativa que foi enaltecida pelo próprio povo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!