Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Queimadas devastam extensas àreas em Muecate

Grande porção de terra no distrito de Muecate, na província de Nampula, foi devastada pelo fogo ainda este ano, como consequência de elevados índices de queimadas descontroladas.

Adelino Fábrica, administrador do distrito de Muecate, disse que a situação regista-se com maior frequência no povoado de Namahia, Posto administrativo de Imala, devido à sua vastidão de florestas. Fábrica referiu que a ocorrência está acima das capacidades do seu executivo, devido, alegadamente, à insuficiência de fiscais de Floresta e Fauna Bravia.

A fonte referiu que, em consequência da situação, centenas de cajueiros foram dizimados pelo fogo, para além de destruir casas de baixo custo. De acordo, ainda, com a fonte, em resultado das operações em curso destinadas a pôr cobro à situação, mais de dez indivíduos encontram-se encarcerados nas celas do comando distrital de Muecate, indiciados de serem os promotores das queimadas descontroladas no distrito.

O governante revelou que decorrem agora, no distrito, encontros com líderes comunitários e outras figuras influentes para o seu envolvimento na sensibilização das populações no combate àquela prática, que, de acordo com o nosso entrevistado, deriva de caça furtiva de ratos e outras espécies de animais, limpeza de campos, incluindo a má fé de alguns residentes locais. Felismino Tocoli, governador da província de Nampula, no término do périplo efectuado ao distrito, reconheceu a gravidade da situação e afirmou que o seu executivo está, em coordenação com as estruturas de base, a desenvolver acções que visam a desencorajar tal prática.

A titulo de exemplo, Tocoli apontou a introdução de um projecto de reflorestamento nos distritos de Eráti e Mecúburi, que será expandido a outros distritos da província, com destaque para Muecate, onde a situação está de mal para o pior. Sensibilização só com palavras pode não ser suficiente. Por isso, achamos necessário o envolvimento das próprias populações em acções concretas. Desse modo, sim, o cenário poderá inverter-se nos próximos tempos. Sublinhou o governador da província.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!