Num ambiente festivo, e muito emotivo, durante a cerimónia de abertura oficial da Indaba 2009, Jabu Mabuza, presidente do SA turism board, reafirmou que a Àfrica do Sul assume a responsabilidade de garantir que os 30 mil visitantes, aguardados durante o Campeonato do Mundo de 2010, irão regressar a casa como embaixadores entusiasmados pela Àfrica do Sul.
“Queremos que o mundo saiba que o campeonato do mundo de 2010 será um um evento espectacular de paixão, de muita celebração e excitação, com animada pelos ritmos africanos e modernos mas principalmente um evento eficiênte” acrescentou Mabuza no seu discurso para uma plateia de centenas de jornalistas de todo mundo, expositores e outros participantes, desta que é a maior feira de turismo do Continente Africano.
Sobre os desafios que a indústria de turismo enfrenta Mabuza mencionou que apesar da crise económica mundial, que originou um crescimento de apenas 1,5% em 2008 no mundo, a Àfrica do Sul teve um crescimento de 5,5%.
Cada vez mais a indústria do turismo aumenta a sua percentagem na economia sul africana, tendo representado no ano passado 8,4% do PIB do país, superando até a indústria mineira.