Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Putin e Medvedev trocam de cargos na Rússia; polícia prende manifestantes

O Parlamento russo confirmou nesta terça-feira o ex-presidente Dmitry Medvedev como primeiro-ministro, completando a troca de cargos entre os dois maiores líderes do país, um dia após Vladimir Putin ser empossado como presidente. Senadores na Duma Estatal, a câmara baixa do Parlamento em que o partido governista Rússia Unida detém a maioria dos assentos, aprovou Medvedev em uma votação de 299 votos a favor e 144 contra, após Putin pedir apoio para o seu candidato.

Nos últimos seis anos, Medvedev foi presidente, e Putin foi primeiro-ministro. A troca de cargos deixou muitos russos indignados, e a polícia atacou cerca de 150 pessoas que ocuparam um parque próximo ao Kremlin durante a noite.

Pelo menos 22 pessoas foram detidas por não atenderem imediatamente à ordem da polícia para se dispersar para permitir a limpeza do parque. Outros simplesmente pegaram os seus cobertores e foram embora.

Antes do alvorecer, a polícia deteve também Alexei Navalny e Sergei Udaltsov, dois dos mais carismáticos líderes da onda de protestos dos últimos meses contra Putin.

“Que vergonha!”, gritavam alguns manifestantes ao serem expulsos. Putin, que já foi presidente entre 2000 e 2008, tomou posse na segunda-feira para o seu novo mandato presidencial.

Muitos russos viram na nomeação de Medvedev como primeiro-ministro um sinal de excessivo controle de Putin sobre a política nacional.

“Tudo é sempre decidido sem consultar as pessoas… As pessoas não gostam disso”, disse Ilya Ponomaryov, que participa da organização dos protestos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!