Um próximo colaborador de Abubakar Shekau, líder da seita islamita Boko Haram que impera no nordeste do país, foi abatido, Terça-feira (28), pelo Exército nigeriano, anunciou este último.
O Exército anunciou igualmente a detenção de dois próximos colaboradores de Shekau, dos quais um cidadão nigerino. O director da informação do Exército, o brigadeiro Chris Olukolade, declarou num comunicado que os insurgentes detidos durante as operações militares, eram próximos colaboradores e homens de confiança de Shekau.
O general Olukolade indicou que os três insurgentes estavam prontos para atravessar a fronteira com vista a deslocar-se ao Níger vizinho via Lago Tchad quando foram presos pelas forças multinacionais operacionais que aplicam o estado de emergência nas zonas fronteiriças.
Ele declarou haver a confirmação de que os três levaram a cabo acções em Baga (nordeste do país) e participaram nos incêndios criminosos noutras atrocidades cometidas na referida cidade.
“Por enquanto, os reforços da Polícia Móvel juntaram-se às operações militares para garantir o controlo de cidades suplementares e frustrar acções terroristas no território nacional”, acrescentou.
