Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Proliferação de jovens nas cadeias preocupa parlamento

A Presidente da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, Verónica Macamo, considera de preocupante o facto de a maioria da população reclusoria, no pais, ser constituída por jovens.

Falando, Sexta-feira última, em Maputo, num encontro de reflexão sobre os desafios do Gabinete da Juventude Parlamentar, Macamo defendeu a necessidade de a juventude parlamentar ajudar não só a entender este fenómeno, mas também a encontrar formas de intervir nos mecanismos de prevenção, particularmente através da educação cívica e da sensibilização de toda a camada juvenil.

“O facto de a maioria dos reclusos ser constituída por jovens, o presente e o futuro de Moçambique é para nós uma grande preocupação”, declarou Macamo, naquele encontro que para além da problemática prisional debateu a política nacional de habitação e seu impacto no seio dos jovens.

A presidente da AR manifestou, por outro lado, a sua satisfação por sentir que a criação do Gabinete da Juventude Parlamentar tem contribuído para se materializar vários programas juvenis, embora passem apenas seis meses desde a sua constituição.

Ela destacou que, neste curto espaço de tempo, o Gabinete foi capaz de interagir com diversos órgãos do Estado, do Executivo, Associações juvenis, jovens em situação de reclusão, bem como com instituições prisionais.

Naquela ocasião, Macamo relembrou que os jovens são o presente e o futuro de qualquer nação, referindo que ‘a vossa força e auto-estima é determinante para a construção do presente e do futuro do pais”.

Verónica Macamo disse, citando palavras do estadista moçambicano, Armando Guebuza, segundo as quais, “perante a vida devemos ter uma atitude que coloque a ousadia a frente da timidez, a confiança a frente do cepticismo, a inovação a frente da reprodução, e a inquietação a frente do conformismo e do pessimismo”.

O encontro de dois dias debruçouse ainda sobre aspectos tais como a proposta de lei do voluntariado; jornadas parlamentares da juventude e seus desafios e expectativas; desafios dos jovens cientistas e inovadores na produção da ciência e de conhecimento; entre outros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!