Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Projecto carbonífero de Benga: trabalhos decorrem dentro do previsto

O grupo australiano “Riversdale Mining” anunciou, segunda-feira, que as instalações de recepção e de preparação de carvão no projecto de Benga, na província de Tete, centro-noroeste de Moçambique, deverão ser concluídas em Setembro próximo, em conformidade com as previsões iniciais.

“A mais recente avaliação do projecto permitiu concluir que carvão estará disponível para exportação através do porto da Beira antes do final do ano em curso”, informou o grupo em comunicado divulgado em Sidney e citado pela agência noticiosa “Macauhub”.

Estima-se que Benga disponha de reservas de carvão de quatro mil milhões de toneladas, combustível que os analistas entendem estar na origem da oferta pública de aquisição no valor de 3,9 mil milhões de dólares que o grupo anglo-australiano Rio Tinto lançou para a aquisição da Riversdale Mining.

Igualmente, o Conselho de Administração da Riversdale Mining, incluindo um representante do grupo indiano Tata Steel, apoiou hoje, de forma unânime, a oferta de compra apresentada pela Rio Tinto.

Os dois principais accionistas da Riversdale Mining – Tata Steel com 24,2 por cento e a brasileira Companhia Siderúrgica Nacional com 16,29 por cento – são fabricantes de aço estando fundamentalmente interessados em garantir reservas de carvão metalúrgico.

O terceiro principal accionista – Passport Capital – tem vindo a reduzir nas últimas semanas a sua participação de 15,69 por cento, indicando que se prepara para aceitar a oferta da Rio Tinto, que termina a 18 de Fevereiro próximo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!