Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Projectada unidade de processamento de macadamia em Manica

A “Valey of Macs”, uma empresa com capitais moçambicanos, norte-americanos, britânicos e holandeses, pretende construir uma unidade de processamento da macadâmia, na província da central de Manica.

António Vieira, um dos sócios do projecto, revelou recentemente a imprensa que a implantação da referida unidade visa acrescentar valor na produção da macadâmia, exportando o óleo desta cultura, que é utilizado nas indústrias farmacêutica e de óleo alimentar, concretamente de fabrico de chocolate. Para o efeito, a “Valey of Macs” pretende investir 4.5 milhões de dólares norte-americanos na cultura de macadâmia.

De acordo com Vieira, a macadâmia produzida no distrito de Barué, província de Manica, já tem mercado assegurado, nomeadamente Estados Unidos da América, Grã-Bretanha e Holanda. Neste momento, a produção de macadâmia ocorre numa área de 570 hectares.

A firma espera, quando atingir a sua capacidade máxima de produção, que está condicionada a concessão de mais terras, ocupar uma área de mil hectares. Assim, a empresa projecta exportar mensalmente, a partir de 2014, para África do Sul e Europa, cerca de 800 toneladas de macadâmia, a razão de dois dólares por quilo.

António Vieira adiantou que desde o início deste projecto, há dois anos, foram investidos um milhão de dólares, principalmente no financiamento das acções de plantio de dez mil pés de macadâmia, para além da aquisição de equipamentos e preparação de solos, entre outras despesas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!