Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Projecta-se linha férrea entre Moçambique e Botswana

Moçambique e Botswana deverão rubricar proximamente um memorando de entendimento visando a construção de uma rápida ligação ferroviária entre os dois países.

 

Este facto foi revelado na segunda-feira a jornalistas moçambicanos, em Gaberone, capital do Botswana, pelo Presidente Armando Guebuza, no final de uma visita oficial de cerca de 24 horas que efectuou a este pais membro da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).

 

“Aproveitamos esta visita para tratarmos de outros assuntos da cooperação bilateral. Haverá assinatura de um memorando para a construção de uma via ferroviária mais curta, ligando os dois países”, disse Guebuza. Ele reconheceu que existe já uma ligação entre os dois países mas que ela é muito longa, passando de Bulawayo no Zimbabwe. “Temos que encontrar uma via mais curta.

Ela ainda não esta definida, mas há essa necessidade”, frisou Guebuza, sem avançar detalhes. Recentemente, o Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, disse existir entre os dois países uma comissão mista que reúne regularmente e que trata de diversos assuntos, incluindo o dos transportes e comunicações. Ele falava a margem da acreditação, pelo presidente Armando Guebuza, da Alta Comissária do Botswana para Moçambique, Gladys Kokorwe.

Por outro lado, o Ministro tswana dos Recursos Minerais, Energia e Recursos Hídricos, Ponatshego Kedikilwe, visitou Moçambique, no passado mes de Junho, com o propósito de negociar rotas e fontes alternativas de fornecimento de combustíveis ao seu país, o maior exportador mundial de diamantes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!