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Projecta-se criação de círculos de interesse cinematográficos

Quadros de Educação e Cultura que se encontram reunidos, na cidade de Nampula, em mais encontro de planificação anual ao nível da província, agendaram para breve a criação de círculos de interesse cinemagratográfico em todos os distritos.

No seu programa quinquenal (2011/2015), o sector da Educação e Cultura agendou ainda a restauração de algumas estâncias culturais e a reabilitação das casas de cultura dos distritos de Nacla-Porto, Ilha de Moçambique, Monapo, Angoche e Ribáuè que se encontram em profunda degradação. Segundo os planificadores, a construção de uma galeria de arte na capital provincial constitui outro dos desafios para o sector de Educação e Cultura que, a partir deste ano, passará adquirir 16 mil livros diversos por ano para equipar as escolas e bibliotecas.

Os participantes a este encontro manifestaram-se, contuido, preocupados com a falta de meios para fiscalização das actividades audivisuais, violação dos direitos do autor, para além de se confrontarem com a insuficiência de produtos alimentares nos lares e centros internados,entre outras inquietações. Entetanto, a directora provincial da Educação e Cultura, Páscoa de Azevedo, enaltece os esforços empreendidos ao nivel do sector, facto que, segundo suas palavras, representa um valioso contributo para o crescimento da rede e de efectivos escolares, em todos os sistemas educativos.

Para aquela responsável, Nampula conheceu uma significativa evolução nos últimos dois anos, traduzido no crescimento de 1.708 escolas de ensino primário do primeiro grau, em 2009, para 1.790 em 2010. No ensino primário do segundo grau, os dados apontam para uma evolução de 330 escolas para 393. No ensino secundario geral do primeiro ciclo de 40 escolas subiu para para 55, e no ensino secundario geral do segundo ciclo, verificou-se um aumento de 18 escolas para 24 em 2010.

O éncontro, que termina esta sextafeira, apreciou os informes sobre oi processo de contratação de professores, do nível de cumprimento da rede e efectivos escolares, execução orçamental para o presente ano, entre outras questões.

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