O Governo moçambicano vai construir, futuramente, uma barragem sobre o rio Movene, a segunda depois da dos Pequenos Libombos. Terá o nome do local onde será erguida na localidade de Matsequenha, distrito da Namaacha, na província de Maputo.
A barragem de Movene ainda não tem datas para o seu arranque, nem orçamento. Aguarda-se pelo estudo de viabilidade. Porém, estima-se que vai ter uma capacidade de cerca de 50 milhões de metros cúbicos.Segundo a Rádio Moçambique, o director-geral da Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul), Belarmino Chivambo, visitou o local onde será implantada a referida infra-estrutura.
Disse que a barragem dos Pequenos Libombos não garantirá água suficiente a médio e longo prazo. Por isso, a barragem de Movene vai fornecer este precioso líquido não só à região de Maputo mas também ao parque industrial de Beluluane e à Matola-Gare.
A barragem de Movene vai minimizar o impacto das cheias, elevar a capacidade de armazenamento de água para a cidade de Maputo, viabilizar a produção de comida e produzir energia eléctrica.
O rio Movene é afluente do Umbelúzi. Este tem uma área cuja bacia é de 5,400 quilómetros quadrados, dos quais 40% se situam em Moçambique, 58% na Suazilândia e apenas 2% na África do Sul.
O rio principal tem dois afluentes significativos que são o Rio Mbuluzane, na Suazilândia e o Rio Movene, em Moçambique.