Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Professores sem salário há oito meses em Meconta

Pelo menos sete professores afectos a Escola Secundária de Namialo, distrito de Meconta, província de Nampula, não auferem os seus salários desde que foram contratados há oito meses para trabalharem naquela instituição pública.

As razões do atraso ou falta de pagamento dos salários dos professores ainda não estão devidamente esclarecidas. Segundo o Jornal “O País” desta Quinta-feira, quando os professores abordaram o director distrital da Educação há quatro meses, este mostrou-se surpreendido com o problema e prometeu o resolver em 15 dias.

Contudo, volvidos mais de quatro meses, o director distrital ainda não se pronunciou sobre o caso e muito menos se mostrar disponível para receber os professores lesados.

Indignados com a sua situação, eles contactaram a Direcção Provincial do Plano e Finanças, onde ficaram a saber que o valor tem sido mensalmente canalizado aos distritos para os devidos pagamentos.

Entretanto, enquanto a situação não fica esclarecida, os professores estão a passar por uma série de privações, tendo um deles sido recentemente desalojado da casa que arrendava devido a falta de pagamentos há seis meses consecutivos.

Um outro professor exibiu ao “País” uma carta do proprietário da casa por si arrendada, em que se dá um ultimato para pagar o dinheiro em atraso no período de uma semana. Caso isso não aconteça, ele deverá abandonar o imóvel e deixar todos os seus bens, devendo apenas os reaver mediante o pagamento da dívida.

No momento, pelo menos 12 funcionários do sector da Educação em Nampula, incluindo dirigentes, encontram-se detidos indiciados de desvio de fundos do Estado, através de uso de esquemas de pagamento de horas extraordinárias e salários para funcionários fantasmas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!